Ensino do Holocausto em escolas precisa ser reforçado estudo PDF Imprimir E-mail
27-Jan-2010


Portal TERRA
 

As escolas e museus europeus precisam tornar mais clara a relação entre o Holocausto e os direitos humanos quando ensinam as atrocidades do nazismo, defendeu um estudo publicado na terça-feira, véspera do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Ministros da Educação europeus vão debater na terça-feira na Polônia o estudo, preparado pela Agência dos Direitos Fundamentais (FRA) da União Europeia, antes de comparecer às cerimônias de quarta-feira marcando o 65o. aniversário da liberação do campo de extermínio nazista de Auschwitz.

Grupos judaicos manifestaram preocupação sobre o que vêem como um aumento do antissemitismo em alguns países europeus e pediram um incremento no ensino sobre o Holocausto, no qual se estima que seis milhões de judeus foram mortos.

"Os achados do estudo mostram que relacionar o ensino sobre o Holocausto ao ensino sobre direitos humanos representa um grande desafio, não apenas para os funcionários do memorial, mas também para os professores nas escolas", disse a FRA em comunicado.

A Polônia abrigava a maior população de judeus da Europa antes da Segunda Guerra Mundial e diversos campos da morte nazistas estavam localizados em seu território. Auschwitz era o maior e é o mais conhecido deles.

(Reportagem de Gareth Jones e Ari Rabinovitch)

Comentários
Busca
Somente usuários registrados podem comentar!

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

 
< Anterior   Próximo >

Analfabetismo

 

Analfabetismo: a exclusão pelas letras

Série especial produzida pela Agência Brasil mostra os principais gargalos desse problema e possíveis soluções para que o país supere o analfabetismo

Analfabetismo: a exclusão pelas letras

Veja ma

Formar Núcleos

Número 5

Clique na imagem para baixar o arquivo PDF do número 5 do jornal Educacionista

Eustáquio e Raulene


Eustáquio e Raulene, educacionistas que se dedicam a construir uma nova alternativa em Mato Grosso do Sul, tendo a educação como o caminho. Leia mais

Apoio